sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Hammam



Tudo começou em Istambul, quando conheci o significado da palavra Hammam (banho turco), e descobri o Çemberlitaş, construído em 1584 (tipo, logo após do Brasil ser descoberto!! rs), e que é o Hammam mais incrível da face da terra, tenho certeza.
Fiquei tão apaixonada pela arquitetura do lugar, todo em mármore quente, onde você se deita, descansa e fica esperando uma velhona turca vir te massagear e lavar seu cabelo como se você fosse uma princesa bizantina... os tetos com furinhos deixam entrar alguns fios de luz, fontes de água por tooodos os lados dentro de portas em formatos de arco...é muito lindo.



Depois foi em Budapeste (uma cidade com várias influências turcas, que eu nem sabia), um tipo de Hammam, um pouquinho maior, e desta vez estava mais pra clube de férias do que outra coisa, mas mais uma vez, um lugar maravilhoso, todo de mosaicos, com saunas, piscinas de várias temperaturas e um lugar muito relaxante.







Ontem, fui no Hammam na Mesquita de Paris. E mais uma vez, esta cidade consegue me surpreender... Uma mesquita no meio de Paris, com salão de  chá, doces árabes maravilhosos, e no cantinho escondido, um Hammam tão lindo, que te faz esquecer na HORA que se está em Paris.
Por dentro é proibido tirar fotos (como no Çemberlitaş), mas a decoração é toda oriental, com aqueles arcos dourados, mosaicos, desenhos pintados por todos os muros... Você tem direito a uma massagem, uma gommage, um chá de menta, e de passar o tempo que quiser entre as várias salas com temperaturas diferentes, deitada nos mármores quentes ou simplesmente dormir nas almofadas escutando a veiarada conversar em árabe.
Quem diria que isto é Paris?
Este Hammam é o mais típico, mas pode-se encontrar vários outros Hammams (mais luxuosos) por aqui.

http://www.la-mosquee.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário