sexta-feira, 1 de abril de 2011

Orangerie





Eu acho que tenho assim, TANTAS fotos e dicas de Paris, que mesmo não estando mais naquela cidade maravilhosa, ainda poderia postar durante uns 2 anos algumas coisas aqui!
E lá vou eu, nos meus momentos de sedentarismo, tirar alguma coisinha do baú...

Este é o Musée de l'Orangerie, um lugar surpreendente, pelo qual eu me APAIXONEI.
Ele fica no Jardin des Tuilleries, e quantas zilhões de vezes já passei por lá sem nem imaginar que escondido em salas ovais estariam painéis gigantes das ninféias ("Les Nymphéas") de Monet, que ocupam todas as paredes num ângulos de quase 360°.
Inspirados em seus fascinantes jardins de Giverny (como sempre), e feitos para serem admirados conforme cada variação de luz do dia, estes painéis com traços inconfundíveis de Monet, foram uma das obras impressionistas mais impressionantes que já vi.
Vale a pena visitar, para os que estão longe, pelo menos a visita virtual no site do museu:

http://www.musee-orangerie.fr/homes/home_id25184_u1l2.htm

Um comentário: